segunda-feira, 7 de Setembro de 2009

Sementes de funcho

As férias têm sido a causa de uma ausência da blogosfera assim como do próprio cantinho. Desde meados de Agosto que não tenho parado por aqui e consequentemente o cantinho tem já um monte de ervas para tirar assim como muitas sementes para apanhar agora que o o Verão vai chegando ao fim.
Este é o caso do funcho, cujas sementes já estão a ficar bem desenvolvidas e em breve irão começar a secar. Este foi o funcho que trouxe em Fevereiro da Madeira e de facto sendo esta variedade de funcho muito mais doce que as habituais gostaria de preservar algumas das sementes.
Geralmente, nesta altura do ano tenho muitas vezes o problema de não conseguir apanhar as sementes de muitas das plantas aqui do cantinho e acabo por perder muitas delas. É certo que o ano passado, aconteceu o mesmo com a arruda e andei a Primavera inteira a apanhar pés de arruda que se tinham espalhado pelo jardim. Pelo menos no que toca à arruda este ano já apanhei as sementes.

9 comentários:

Rosa Araújo disse...

Olá
Encontrei o teu Blog por acaso, mas já fazes parte da minha lista...trata de um tema que tb gosto muito.

O melhor chá que bebi até hoje foi de funcho, há uns anos numas férias na Madeira, feito por uma pessoa de lá.
E os rebuçados de funcho conheces? Tb são tipicos da ilha.

Tudo de bom e boas colheitas ;)

Miguel disse...

Olá Rosa.Este é de facto um tema muito interessante mas tmabém muito vasto não é verdade? Sim, conheço bastante bem esses e os de eucalipto e de facto são muito bons. Quanto ao chá nunca provei, mas suponho que seja feito com as sementes. Acredito que seja agradável dada a natureza doce das sementes. Volte sempre

Rosa Araújo disse...

Não te sei dizer com que parte da planta fizeram o chá, só sei que era óptimo! O melhor que bebi até hoje.
O problema é que no dia seguinte eu e o meu marido fizemos uma caminhada para a casa de banho...Disseram-nos que foi por não estarmos habituados. Resultado: lá tivémos nós que beber um antídoto. Chá da folha de nespereira (mezinha de uma habitante de lá e nossa familiar).

Passa no meu cantinho, tenho selo para ti (se não quiseres, não precisas postar ;) )

Café com Bolo disse...

Seu blog é maravilhoso e já faz parte dos meus favoritos há algum tempo....então te convido a conhecer meu blog que fala de tudo um pouco.
Será um prazer fazer parte dos seus links,se vc gostar do meu.
Abraços

Andy disse...

Eu conheço os rebuçados de funcho tão bem. Que saudades da minha ilha...adorei o seu blog.

carlota disse...

Olá Miguel
Cá estou de novo; plantei dois pés de funcho na minha horta, e na altura não sabia que iriam ficar tão grandes e fortes; como o sitio não era indicado pois estavam a ameaçar uma Daphne Odorata (não sei se está bem escrito)resolvi arranca-los, o que não foi nada fácil porque as raizes são fortissimas. Agora tenho uma quantidade enorme de sementes e não sei como as posso utilizar.
Será que o chá se faz mesmo com as sementes? Será que tem outras uitizações em culinária?
Para o ano vou semear de novo,mas num sitio com muito espaço, para que se desenvolva á vontade, pois forma um arbusto lindissimo.
Um abraço
Carlota

Miguel disse...

Olá Carlota.Peço desculpa a demora na resposta e já agora a demora em publicar mais artigos. Quanto ao fucnho, sei que o chá pode ser feito com as sementes e julgo ser este o modo mais comum de o fazer. Quanto à culinária, não sendo eu grande especialista, sei que vai muito bem com pratos de peixe,e tenho conhecimento de que há quem as folhas desta planta também.De resto, tenho de concordar consigo que tem que se planear bastante bem o local onde se semeia o funcho, porque uma vez plantado e a crescer, adquire um tamanho consideravel de facto.
Mais uma vez obrigado pela visita e pelo contributo.

Lucimar Sant`Ana disse...

Eu encontrei o blog que eu tanto queria encontrar.
Amo as plantas, tenho uma relação de amor com as flores.
Só para vc ter uma idéia as flores são para mim o meu mundo encantado.
As ervas eu quase não uso remédio, e acredito que elas curam de verdade.
O chá de funcho tem que saber beber.
Uma baraço.

Miguel disse...

lucimar: Obrigado pela sua visita e por ter o meu blog em tão boa conta. Desde já devo dizer que o meu sentimento em relação às aromáticas é o mesmo que o seu, e foi esse mesmo sentimento que me levou a criar este blogue. Volte sempre :)